TAILÂNDIA, a Ásia gentil
BANGKOK
Habitual “porta de entrada” de quem chega à Tailândia, excessiva e cosmopolita, hiperactiva e apaixonante, Bangkok é tudo e o seu oposto em simultâneo. A capital tailandesa é uma cidade diversa, hiperativa e multifacetada, em que o antigo convive com a modernidade, em que fabulosos templos milenares contrastam com esguios arranha-céus. A convivência entre as diversas etnias – a China Town e a Little India são enormes, apesar do nome… – é pacífica e tolerante. A cidade é, também, um delírio para compras, dos gigantescos shopping malls aos ancestrais mercados flutuantes. À noite a cidade agita-se ainda mais, em certas zonas num êxtase de animação nas ruas, nos bares, nas discotecas. Uma festa dos sentidos, a imperdível Bangkok.
(clique para ampliar)
AYUTTHAYA
Situada a cerca de 80 km ao norte de Bangkok, está a cidade antiga de Ayutthaya, a antiga capital durante 400 anos, com uma peculiar arquitectura usando tijolos vermelhos, numa grande área de 2,557 quilómetros quadrados. Fundada em 1351 pelo rei Rei Ramathibodi I, a cidade teve séculos de esplendor até ser destruída pelo exército birmanês em 1767. As relíquias que se mantêm são interessantíssimas e majestosas (templos, pagodes e museus), tendo o complexo sido classificado pela UNESCO como Património da Humanidade em dezembro em 1991. No seu apogeu, atraiu mercadores e visitantes estrangeiros, tendo sido os primeiros a chegar os…Portugueses, claro! E ainda podem admirar nas suas ruínas o esplendor de uma época.
(clique para ampliar)
CHIANG MAI
Muito mais tranquila do que Bangkok, incrustada nas montanhas do norte,a histórica Chiang Mai é a “capital cultural” da Tailândia, incorporando a história e a cultura do país, plena cheio de expressões tradicionais e culturais, bem como excelente gastronomia. Há centenas de templos com vistosa arquitectura nesta cidade tolerante que sempre recebeu numerosos refugiados de tribos de outros países – entre as quais a das célebres mulheres karen, do pescoço longo, vindas da Birmânia (actual Myanmar).
Mais a norte, a cerca de 180 kms de distância, está a cidade de Chiang Rai, com os seus espectaculares templos. É, também, imperdível – e os programas especiais da avenTOURas levam-no/a lá, durante a sua estadia em Chiang Mai.
(clique para ampliar)
AS PRAIAS do SUL
PHUKET, KRABI, KOH SAMUI
São perfeitas, exóticas, de postal. De areia fina e branca, bordejada por coqueiros e palmeiras, de águas cristalinas e quentes. Por vezes com formações calcárias a apontar para o céu, num dos cenários mais espantosos que já vimos. Estão entre as melhores do planeta, sem qualquer dúvida. E as ilhas que lhes estão perto – como as Phi Phi, entre muitas outras – são autênticas obras-primas da natureza, cuja visita está incluída na sua viagem connosco.
Mas, para além da praia, há muito para ver e fazer, incluindo a visita a mercados coloridos, a templos sumptuosos, a santuários da vida selvagem e, até, a descoberta do legado português, no centro histórico de Phuket – também aqui fomos os primeiros europeus a chegar…
Onde quiser, quando pretender, o tempo que desejar !!