IRÃO, os tesouros da Pérsia Antiga

Se a recompensa por viajar for maior quando a viagem se revelar uma surpresa positiva, então o Irão é o melhor destino do Mundo – escreve o guia de viagem “Lonely Planet”.

De facto, para quem durante muitos anos ouviu retratar o Irão, dia após dia, como um país perigoso, dominado pelo fanatismo religioso, em que o escuro seria a cor dominante – descobrir o Irão como é na realidade irá ser uma maravilhada negação de tudo o que nos quiseram fazer acreditar.

Terá uma hospitalidade como nunca viu, espantar-se-á com a magnificência dos palácios, admirará a imponência das montanhas e a cor do deserto, terá vontade de comprar mil-e-uma coisas naqueles trepidantes e labirínticos bazares, incluindo os célebres tapetes.

Dificilmente terá tempo para ver tudo – a UNESCO classificou dezanove locais como Património da Humanidade. Mas a experiência neste país fabuloso durará na sua memória para sempre.
Parafraseando de novo o “Lonely Planet”, irá perguntar a si próprio/a: como é que um lugar supostamente tão mau pode ser tão bom ?!…

!! A avenTOURas proporciona-lhe uma fabulosa viagem ao fascínio do Irão,

Em Abril e Agosto :  2639 €

Em Maio, Julho e Setembro :  2515 €

Para outras datas, consulte-nos

Em hotéis de 4****

Guia acompanhante de língua espanhola

1º Dia – Portugal / Teerão
Voo regular com destino a Teerão, via Istambul. Transporte ao hotel e alojamento. Dependendo da hora de chegada, possibilidade de passear um pouco na animada capital do Irão.

2º Dia – Teerão
Teerão, a capital do país, é uma mistura de várias etnias e minorias religiosas, estando repleta de mesquitas históricas, igrejas, sinagogas e templos zoroástricos. A visita de cidade inclui o Palácio do Golestão, Museu de Arqueologia, Museu de Cerâmica e Vidro e o Grande Bazar. Alojamento.

3º Dia – Teerão / Shiraz
Transporte ao aeroporto e voo para Shiraz, a cidade das artes e das letras, “das Rosas e dos Poetas”, situada no sopé das Montanhas Zagros. Destacamos durante a visita a Mesquita Nasir-ol-Molk, o Bazar e a Mesquita Vakil, os Jardins de Eram e o Santuário Ali Ebne Hamze. Alojamento.

4º Dia – Shiraz / Persépolis / Shiraz
Visita à Porta Koran e excursão a Persépolis, a cidade em ruínas melhor preservada da antiga Pérsia, um complexo de palácios construídos por Dário I, Xerjes e Artajerjes e incendiado por Alexandre Magno; e ao sítio arqueológico de Naqsh-e Rostam. Regresso a Shiraz, para conhecer o Túmulo do poeta Hafez. Alojamento.

5º Dia – Shiraz / Pasagardae / Yazd
Saída para Isfahan e em rota visita a Pasagardae, antiga capital de Ciro o Grande. Yazd é a cidade dos zoroástricos, caracterizada por uma arquitectura típica do deserto, ponto de passagem de uma das Rotas da Seda. Visita ao Complexo Amir Chakmagh, Mesquita de Jameh e Bazar. Alojamento.

6º Dia – Yazd / Na’in / Isfahan
Visita ao Templo Zoroástrico e às Torres do Silêncio antes de sair para Nain para conhecer a sua mesquita. Prosseguimento para Isfahan, cidade com a maior concentração de monumentos islâmicos no Irão, com esplêndidas avenidas, pontes, palácios, mesquitas e minaretes, ideal para passear e perder-se nos seus bazares. Visita ao entardecer das pontes Si-o-seh e Khaju. Alojamento.

7º Dia – Isfahan
Visita da Pérola da Pérsia: Praça Naghsh-e-Jahan ou de Iman, uma das maiores do mundo; Mesquita Sheik Lotfollah; Palácio Aliqapu; Mesquita Iman e o bazar. Alojamento.

8º Dia – Isfahan / Kashán / Teerão / Portugal
Antes de deixar Isfahan, visita à Mesquita de Jameh; à Catedral de Vank, uma das primeiras do bairro de Jolfa; e ao Palácio Chehel Sotún, um pavilhão junto ao lago. Saída para Kashán, cidade com mais de 6000 anos de história, onde encontraremos o Jardim de Fin, um jardim histórico persa e a Casa Tabatabaei. Prosseguimento para Teerão para embarque com destino a Portugal.

9º Dia – Portugal
Chegada a Portugal.

Os nossos agradecimentos à Drª Cristina Valente e ao Arquitecto Jorge Martinho pela cedência das magníficas fotografias.