Se a recompensa por viajar for maior quando a viagem se revelar uma surpresa positiva, então o Irão é o melhor destino do Mundo – escreve o guia de viagem “Lonely Planet”.
De facto, para quem durante muitos anos ouviu retratar o Irão, dia após dia, como um país perigoso, dominado pelo fanatismo religioso, em que o escuro seria a cor dominante – descobrir o Irão como é na realidade irá ser uma maravilhada negação de tudo o que nos quiseram fazer acreditar.
Terá uma hospitalidade como nunca viu, espantar-se-á com a magnificência dos palácios, admirará a imponência das montanhas e a cor do deserto, terá vontade de comprar mil-e-uma coisas naqueles trepidantes e labirínticos bazares, incluindo os célebres tapetes.
Dificilmente terá tempo para ver tudo – a UNESCO classificou dezanove locais como Património da Humanidade. Mas a experiência neste país fabuloso durará na sua memória para sempre.
Parafraseando de novo o “Lonely Planet”, irá perguntar a si próprio/a: como é que um lugar supostamente tão mau pode ser tão bom ?!…