ROATÁN, beleza divina

Com assombro, sustemos a respiração. Estamos num local esplendorosamente belo. É assim Roatán, a jóia das Honduras e do Caribe. Ali, “Pura Vida” é muito mais que a marca da (óptima) cerveja local – é uma síntese de uma forma de estar no Mundo propiciada pela benção da Natureza. Inigualável.

(clique nas fotos miniatura para ampliar)

Cristovão Colombo pisou aquelas praias de sonho há 500 anos, e gerações de piratas cobiçaram-na durante séculos – ainda hoje perduram histórias de tesouros enterrados e nomes míticos de chefes de piratas como Coxen e Henry Morgan.

Inimitável na harmonia criada pelo capricho da Natureza, a incrível beleza de Roatán não se limita às suas praias de areia branquíssima, rodeadas por arcos de coqueiros e água de uma cristalinidade julgada impensável : a diversidade ecológica encontra-se também no interior, no seio das colinas suaves preenchidas pelas florestas tropicais, habitadas por abundantes flora e fauna.

E, ainda, por outra razão que (também) torna Roatán mundialmente famosa: o fantástico caleidoscópio submarino propiciado pela barreira de coral, a 2ª maior do Mundo após a Grande Barreira Australiana.
Com 96% das espécies marinhas caribenhas a povoarem as águas de uma pureza inacreditável, Roatán é um verdadeiro delírio para os praticantes de mergulho, seja ele de profundidade ou um simples snorkeling.

Situada a cerca de 30 milhas do território continental Hondurenho, a ilha de Roatán é pequena : 45 km de comprimento por apenas 8 km no seu ponto mais largo.

Culturalmente, a diversidade é também riquíssima, influenciada pelas origens Africanas dos garifunas (escravos negros trazidos pelos colonizadores Ingleses da ilha de S. Vicente em 1770), pelos crioulos vindos da Jamaica e de Grand Cayman e pelos Europeus que por ela facilmente se deixaram seduzir – além da cultura Índio-Hispânica das Honduras, havendo ainda resquícios pré-colombianos dos indígenas Índios Paya.

Na serenidade da sua beleza ímpar, seja mergulhando vagarosamente nas águas puríssimas, seja encostando-nos relaxadamente de bebida na mão a observar um belíssimo pôr-do-sol ou a seguir o curso ágil dos golfinhos que bordejam as brancas areias da praia, em Roatán suspiramos sempre.
Para que o relógio pare e nos deixe ficar mais tempo.

O muito que há para fazer, para além das praias de águas cálidas e puríssimas :

– Passear pela animada capital, Coxen Hole, e reparar nas casas coloniais;
– Visitar Punta Gorda, uma localidade genuinamente garifuna, a mais antiga da América Central;
– Visitar o pitoresco porto de French Harbour ;
– Passeio no barco de fundo de cristal;
– Passeios a cavalo, à beira mar;
– Ir de water taxi (taxi marítimo, muito barato) entre West End e West Bay;
– Alugar um kayak e remar um pouco por cima da barreira de coral;
– Jantar um fresquíssimo marisco a olhar um pôr do sol magnífico …
– Tomar uma “estupidamente gelada” Salva Vida, a excelente cerveja local, mirando a beleza idílica que nos rodeia…
– Visitar a cidade de La Ceiba, no continente – pouco mais de 1 hora no confortável ferry “Galaxy Wave”;
– Visitar a antiga cidade Maya de Copán, no território continental das Honduras : muito bem conservada, rivaliza plenamente com a célebre Chichen Itzá (México);

– Percorrer o Jardim Botânico Carambola Gardens, e tirar as mais belas fotografias de flores da sua vida…!!
– Visitar a “Quinta das Iguanas” (Arch´s Iguana Farm) – e verificar a docilidade de enormes iguanas;
– Percorrer o “Parque das Borboletas” (Butterfly Park) e ver lindíssimas espécies, bem como o Tropical Paradise Bird Park, para observar papagaios, tucanos, araras, etc, com belíssimas e variadas cores;
– Visitar o “Gumbalimba Park”, um extenso parque natural com riquíssimas flora e fauna;
– Nadar com golfinhos em Anthony´s Key;
– Compras : artesanato muito bonito e criativo, em particular vindo da Guatemala – as bonecas de pano e os tapetes e colchas bordadas à mão, com motivos muito coloridos, são irresistíveis

7  inesquecíveis noites na fabulosa ilha de

ROATÁN

Hotel CLARION SUITES ROATÁN : 1475 €

Hotel FANTASY ISLAND DIVE RESORT, em tudo incluído : 1575 €

possibilidade de estadias de diversa duração

 Por favor, faça turismo responsável !

Em particular, não danifique os corais nem compre produtos feitos a partir deles. Lembre-se de que:

. Os recifes de coral são autênticos museus vivos da história dos oceanos;
. Os recifes de coral ocupam 1% dos mares, mas suportam a vida de 25% das espécies marinhas. Se os recifes de coral desaparecerem, dezenas de milhar de espécies estarão ameaçadas;
. Os recifes de coral são dos mais antigos e complexos ecossistemas do planeta. São um património de todos nós.

Ao partir, não deixe mais do que as suas pégadas,
Não leve mais do que as suas memórias!