KERALA, a terra dos deuses

A “terra dos Deuses”. Há algo de sagrado nesta terra, recomendada pela National Geographic Magazine como um dos 50 locais no planeta que deveríamos visitar pelo menos uma vez na vida. Situada no sudoeste do sub-continente Indiano, percorrida por Marco Polo, esta terra de milenares culturas também viu chegar o lendário Vasco da Gama, a 20 de Maio de 1498 (e ali morreu, em 24 de Dezembro de 1524).

Os resquícios da presença Portuguesa estão presentes um pouco por todo o lado – em particular, na interessantíssima cidade de Cochim, onde se encontra a primeira fortaleza construída pelos Europeus na Índia (o Forte Manuel), entre muitas outras edificações, incluindo belíssimas igrejas – tornando, se tal fosse possível, a visita ainda mais apelativa …

(clique em cima das miniaturas, para ampliar)

O isolamento promovido pelas montanhas que rodeiam o território de Kerala ajudou à manutenção de práticas culturais riquíssimas e indeléveis: o teatro, a dança, a música, a pintura, todas com uma espantosa originalidade, dialéctica mas assente na tradição.

Kerala é ainda mundialmente famoso pela origem de 5000 anos da medicina Ayurvédica: o termo decorre de de “ayur” (vida) e “veda”, conhecimento, sendo ali genuinamente praticada em numerosos locais.

Turistas de todo o Mundo deslocam-se a Kerala para esta abordagem terapêutica. Ainda, a prática do yoga e da meditação é generalizada – terá sido por isso que Kerala foi o lugar escolhido pelos Beatles aquando da sua célebre viagem à Índia…

Considerado o estado mais desenvolvido da União Indiana, Kerala detém praticamente 100% de literacia. Não verá mendigos, ninguém lhe pedirá dinheiro na rua.

Mas há as praias fabulosas, virgens do turismo massificado; os célebres labirintos de canais, lagos e rios (Kerala tem 44 rios !!) – em que poderá usufruir de interessantíssimos cruzeiros; o aroma das quintas de especiarias; o riquíssimo artesanato; as reservas naturais, com uma abundantíssima (e protegida) vida selvagem, incluindo tigres e elefantes; a descoberta da epopeia Portuguesa na Índia, com numerosos vestígios incluindo fantásticos exemplos de arquitectura em sumptuosas mansões e históricas fortalezas; as igrejas católicas Portuguesas a par com os templos hindus e budistas, atestando a paz transhistórica que rege a convivência de diferentes religiões; as belíssimas paisagens montanhosas do interior onde se produz o melhor chá do mundo, a par com a planura dos verdes e imensos campos de arroz; as cosmopolitas cidades de Cochim e Thiruvananthapuram (Trivandrum, como é conhecida), a capital político-administrativa do Estado.

“Há a Índia e há Kerala”, diz-se. E é verdade: prepare-se para uma fantástica experiência.

VIAJE COM QUEM SABE :

Sabemos do que falamos, conhecemos

MUITÍSSIMO BEM o que vai encontrar !!

Kerala, guia 1Kerala, guiaKerala, guia 2

Após firmar a sua decisão de visitar KERALA, ser-lhe-á fornecido gratuitamente um magnífico GUIA de VIAGEM, editado por nós, com 56 páginas incluindo numerosas fotografias e informações muito úteis tal como locais imperdíveis, restaurantes, praias, mercados, custos das “coisas”, deslocações internas, etc, etc. Apenas passível de ter sido escrito por quem conhece profundamente o destino, para que quem connosco viaja possa usufruir de uma magnífica experiência !!

A avenTOURas tem o grande prazer de lhe proporcionar a descoberta desta obra-prima dos deuses.

A fabulosa experiência de KERALA, por um magnífico preço !!

(Partida de Portugal)

Dia 1 – Cochim

Chegada, acolhimento e “transfer” para o hotel. Check in e alojamento.

Dia 2 : Cochim

Após o pequeno almoço, visita a esta interessantíssima cidade, um dos legados Portugueses na Índia. Visita ao vibrante mercado de especiarias, ao Palácio dos Holandeses (construído pelos Portugueses em 1555), à Sinagoga Judia (construída em 1558) e à Igreja de S. Francisco, erigida por Afonso de Albuquerque em 1503. Observação das tradicionais artes de pesca com as célebres redes de pesca Chinesas. À noite, oportunidade de assistir a um espectáculo de danças tradicionais. Alojamento no hotel.

Dia 3 : Cochim – Munnar

Após o pequeno almoço, partida para a belíssima região de Munnar, com as suas colinas verdejantes e inesgotáveis plantações de chá. “Check in” no hotel. Tempo livre para explorar a inimitável beleza circundante. Alojamento.

Dia 4 : Munnar

Após o pequeno almoço, saída para admirar as fantásticas paisagens da região, entre as quais a vista panorâmica de Anaimudi, a mais alta montanha do sul da Índia (2695 metros). Após a visita da Igreja de Cristo, partida para o Parque Natural de Eravikulam, para observação da abundante vida selvagem. Continuação para as plantações de chá nas colinas de Rajamala. Regresso a Munnar. Alojamento.

Dia 5 : Munnar – Thekkady (Periyar)

Após o pequeno almoço, partida para Periyar (4 horas). Chegada e “check in” no hotel. Mais tarde, visita ao magníficamente preservado Parque Natural da Vida Selvagem de Thekkady, onde é possível observar tigres, elefantes e muitos outros animais. Ao entardecer, pode realizar um relaxante passeio de barco no bonito lago de Periyar ou optar pela visita a algumas aldeias da região e tomar contacto com a forma de vida dos seus habitantes. Alojamento no hotel.

Dia 6 : Thekkady – Kumarakom

Após o pequeno almoço, partida para Kumarakom (3 horas de viagem), na margem dos famosos lagos de Kerala. “Check in” no hotel. Tempo livre para explorar o belíssimo cenário natural circundante. Alojamento.

Dia 7 : Kumarakom – Alleppey

Logo de manhã, “transfer” para o barco (camarote com ar condicionado) que levará a Alleppey através dos plácidos lagos de Kerala, proporcionando uma experiência única no cenário de uma indescritível beleza natural . Noite a bordo.

É um tempo único, propiciador do (re)encontro connosco próprios. Contemplativo, admirador da imponência tranquila da Natureza, de como é fácil integrarmo-nos nela, fazer íntima parte dela. O cenário apela a isso: uma fantástica beleza, o esplendor do verde. Verde, verde por todo o lado. A preguiçosa progressão do barco no labirinto dos caminhos de água vai-nos mostrando aquele mundo à parte, no qual as pessoas se incluem harmoniosamente – o pescador que lança as redes, a mulher a lavar a roupa na borda, as crianças a caminho da escola. Está tudo certo, perfeito. Uma experiência inolvidável neste lugar único, irrepetível.

Dia 8 : Alleppey – Kovalam

Desembarque em Alleppey e partida para as belíssimas praias de Kovalam. “Check in” no hotel e tempo livre para disfrutar da praia. Poderá ainda, opcionalmente, experimentar uma célebre massagem ayurvédica. Alojamento.

Dia 9 : Kovalam

Dia livre para desfrutar das magníficas praias.

Dia 10 : Kovalam – Trivandrum – Kovalam

Após o pequeno almoço, partida para Trivandrum, capital do Estado de Kerala. Visita a esta fervilhante cidade, incluindo ao fantástico Templo de Padmanabhaswami, com os seus magníficos 400 pilares. Regresso a Kovalam, ainda com algum tempo para disfrutar da praia. Alojamento.

Dia 11 : Kovalam – Trivandrum – Lisboa

Em hora a agendar localmente,“transfer” para o aeroporto de Trivandrum, para tomar o voo com destino a Lisboa.

 

Nota : é possível acrescentar (ou eliminar) noites em qualquer um dos locais referidos, podendo assim delinear a viagem à sua medida. Assim, por exemplo, se pretender passar mais alguns dias na praia, tal é perfeitamente possível.
Possibilidade de meia-pensão.

Dentro de um autocarro às 07 h da manhã, com outras 49 pessoas desconhecidas e alguém a falar insuportavelmente alto mesmo junto ao seu ouvido ?? Todos à espera do indivíduo que se esqueceu de activar o despertador e ainda chega com ar arrogante e sem pedir desculpa ?? Ou daquela Srª que se “perdeu” nas compras e nos horários ?? Subordinado/a às regras do colectivo ?? Contactos não desejados ??

Connosco NÃO é assim : durante todo o circuito terá um motorista / guia só para si & acompanhante(s), em transporte PRIVADO , com todo o conforto !!
Combine com ele as horas de partida,peça-lhe para parar para “esticar” as pernas, ou para tirar aquela foto mesmo ali ao lado da estrada… a sua viagem personalizada !!

PREÇOS 

(por pessoa, de Setembro a Maio*)

2 pessoas : 1498 €
4 pessoas : 1395 €

* Época alta. É a melhor época para visitar Kerala, evitando as fortíssimas chuvas da monção.
Nota : preços dependentes da data de partida.

Incluído:
• Voos internacionais, a partir de Lisboa, com taxas de aeroporto e combustível incluídas;
• Alojamento em quarto duplo, com pequeno almoço; pensão completa durante o cruzeiro;
• Todos os transfers de chegada e partida dos aeroportos para os hotéis, e vice-versa;
• Transporte com motorista/guia de língua Inglesa;
• Veículo com ar condicionado;
• Combustível, taxas de estacionamento, etc;
• Ajudas de custo do motorista/guia;
• Taxas governamentais e outras;
• Seguro de viagem VIP.
Não incluído:
. Vistos de entrada na Índia (podemos ser nós a tratar, se o desejar);
. Bilhetes de entrada nos monumentos / parques naturais, se aplicável;
. Refeições (para além do pequeno almoço), bebidas, etc, bem como quaisquer outras despesas não mencionadas acima.