GOA, a pérola do Oriente

Após algum tempo em teletrabalho seguindo as directrizes da Direcção Geral da Saúde – mas durante o qual sempre mantivemos o contacto assíduo com as pessoas -, eis que regressamos à nossa loja (física) no dia 04 de Maio. Por enquanto, apenas 4 horas/dia (das 10 h às 12 h; e das 16 h às 18 h) – mas sempre disponíveis para a habitual resposta rápida nos nossos correios electrónicos

info@aventouras.com.pt     viagensaventouras@gmail.com

Um mar límpido espreguiça-se em praias belíssimas, o céu é inacreditavelmente azul, os dias quentes, longos e cheios de sol. De manhãzinha, golfinhos rondam a borda, milhares de aves saúdam a vida saltitando na flora exuberante, os campos de arroz parecem ainda mais verdes. Logo atrás da areia sedosa, jardins tropicais e bosques de palmeiras envolvem charmosos hotéis, onde somos bem-vindos com simpatia inigualável (muitas vezes, falando português) – em poucos lugares do Mundo o convívio de séculos entre diversas culturas e religiões se produziu de modo tão tolerante e pacífico. Fabulosas mansões coloniais esperam-nos a cada esquina, recordando-nos a magnificência do traço arquitectónico luso. Igrejas católicas imponentes contrastam com singelas capelinhas perdidas nos palmeirais, todas contando uma história de séculos de convivência com templos hindus.

(clique em cima das miniaturas, para ampliar)

As noites calmas começam com copiosos sabores à mesa na esplanada de lindos restaurantes e continuam respirando o ar tépido em passeios cheios de paz. E que dizer da culinária? Já se imaginou a saborear como primeiro prato um delicioso manjar indiano ou tibetano e, a seguir, um óptimo sarrabulho, terminando depois com um meigo leite creme?

De certa maneira, Portugal nunca saiu de lá. É por isso que Goa é única na sua idiossincrasia de viver o passado colonial. Sousa, Pereira, Gomes… Manuel, Francisco, Avelino… Surpreende-mo-nos não só no nome das pessoas como no nome das ruas, das mercearias, das pastelarias, das oficinas, dos restaurantes. Em toda a parte sentimos os mesmos afectos.

Ah, a sensação de estarmos em casa no outro lado do Mundo, e com tantas coisas tão radicalmente diferentes …!! (e onde não encontrará situações de miséria ostensiva como noutros lados da Índia). Este paraíso existe, chama-se GOA !!! A história oficial do ex-Império está errada: afinal, as razões da presença portuguesa durante 500 anos em terras da Índia são outras que não apenas as económico-estratégicas. Basta um dia de êxtase perante tal beleza para perceber quais foram – e confirmar que, desde sempre, os Portugueses prezam as coisas boas da vida. Já se imaginou num lugar assim…??

Porquê GOA ??

Porque vão ser as melhores férias da sua vida.

Sabemos de Goa, gostamos muito de Goa.

Ajudá-lo/a a descobrir a magia de GOA é para nós um prazer.

A avenTOURas, única Agência de Viagens portuguesa especialista em Goa, propõe-lhe a descoberta de GOA. A um preço inacreditável.

Praias : o litoral de Goa é uma sucessão de belíssimas praias, todas com numerosíssimos restaurantes de praia, onde se come optimamente. As paradisíacas praias do sul de Goa são óptimas para relaxar.

A influência Portuguesa de 500 anos encontra-se em todos os cenários de Goa : da cidade monumental de Velha Goa às singelas igrejas nas pequenas aldeias, das muitas expressões linguísticas decorrentes do Português (e há ainda bastante gente em Goa falando Português) às belíssimas mansões coloniais e à arquitectura em alguns dos bairros na capital Panjim. E, também, num muito latino “saber viver”…

Visitas em Goa – nós daremos todas as indicações. A diversidade ecológica, cultural e monumental de Goa é enorme. Todos os dias – para além da praia – poderá efectivar um aliciante programa de visitas. Será fornecido um guia muito completo a este respeito.

Especiariasuma visita a uma quinta de especiarias é imperdível durante a sua estadia em Goa. Apercebemo-nos (pela 1ª vez ??) como são produzidas as especiarias que tanto moldaram os interesses económicos ao longo da História e …tantas vezes utilizamos em nossa casa quando cozinhamos !! Ainda, permite-nos um contacto íntimo com a Natureza.

Restaurantes são numerosíssimos, belíssimos e… baratos para nós!! Frequentemente são ao ar livre. A comida é, habitualmente, feita na altura – há que ter alguma paciência, mas a qualidade compensa largamente – e o nan ou roti entretanto servidos com manteiga caseira também (muito) ajudam. No guia de viagem Goa, a pérola do Oriente (editado por nós e que que acompanhará gratuitamente a sua documentação) consta uma lista dos que achamos absolutamente imperdíveis.

Culinária – é óptima, fruto da fusão das cozinhas Portuguesa e locais. Dada a extensão da costa Goesa, aproveite para comer deliciosos e fresquíssimos peixe e mariscos. Ao contrário do que sucede no resto da Índia, é possível comer carne de vaca, para além de carne de porco e frango. O pão (nan ou roti), servido à entrada, é delicioso. Do caril aos xacutis, do sarapatel ao vindalloo, ao balchao e ao cafreal, a lista é infindável. Pode também comer excelentes pratos das cozinhas Indiana, Tibetana, Chinesa e Tailandesa. E não se surpreenda quando encontrar no menu uma “canja de galinha”, um “caldo verde”, “leitão”, uma “caldeirada” ou um “arroz doce”, escritos mesmo assim …

Bebidas alcoólicas – ao contrário do que sucede no resto da Índia, em Goa existem por toda a parte: vinhos, cervejas, cocktails, etc. A cerveja local é a Kingfisher – excelente, servida em garrafas grandes e sempre fresquíssima. A aguardente local é a feni, feita a partir da destilação do sumo dos cocos ou do caju.

Pôr do Sol – é um momento belíssimo em Goa. Seja na espantosa vista do forte de Chapora ou simplesmente numa “barraca de praia” a olhar o mar, é sempre um inolvidável momento.

Fortes Portugueses – há muitos em Goa, alguns muito bem conservados. Percorrê-los, de Tiracol a Forte Aguada, é uma lição acerca da epopeia histórica Portuguesa. Quem os construiu sabia muito bem o que estava a fazer: a sua localização privilegiada assegura, sempre, vistas de cortar a respiração …

Mansões Portuguesas – estão por todo o lado, todas belíssimas, bastantes ainda bem conservadas. Algumas são absolutamente imperdíveis – o nosso guia de viagem diz-lhe quais. Vai ficar de olhos encantados perante tal sumptuosidade…

Mercados e compras – há muitos, em vários locais. Impensável perder a visita a alguns deles – nos dizemos-lhe quais. As compras são, sempre, irresistíveis – uma fracção do que pagaria em Portugal, se tiver artes de reateio…

Panjim – a capital Panjim (ou Panaji) merece, obviamente, um dia de visita. Para além da muitos outros motivos de interesse, o charme inimitável do portuguesíssimo Bairro das Fontaínhas. Repare bem nas ruas e nas casas…o que lhe faz lembrar …??

Velha Goa – chegou a ser um das mais importantes cidades da Ásia. É uma belíssima cidade monumental, sumptuosa, com múltiplos motivos de interesse incluindo a Basílica do Bom Jesus, onde repousam os restos de S. Francisco Xavier. Imperdível.

Margão – a 2ª cidade Goesa. Portuguesíssima nas suas lindíssimas mansões coloniais, um centro comercial vibrante (nós dizemos-lhe o que comprar, muito em especial). E a belíssima praia de Colva, apenas a 7 km.

Cataratas de Dudhsagar – literalmente significando “mar de leite”, situadas no extremo este de Goa e com 600 metros de altura, são um espectáculo fascinante. Tal como é interessantíssimo o caminho para lá chegar e a gulodice dos amigáveis macacos por bananas e amendoins (não se esqueça de os levar !!) . É difícil, mas vale a pena.

!! Sabemos do que falamos, conhecemos MUITÍSSIMO BEM o que vai encontrar !!

Após firmar a sua decisão de visitar GOA, ser-lhe-à fornecido o guia de viagem Goa, a pérola do Oriente, editado por nós, com numerosas fotografias e informações muito úteis, incluindo locais imperdíveis, restaurantes, praias, mercados, custos das “coisas”, deslocações internas, etc, etc. Para que usufrua em pleno deste magnífico destino, numas férias INESQUECÍVEIS !!

Goa, guia 1 Goa, guia de viagem Goa, guia 2

PREÇOS

Partidas de Lisboa

!! 10 noites por um incrível preço !!

1095 € !!

 

Uma larguíssima escolha de alojamento:

trabalhamos com mais de 100 (cem) hotéis em Goa !!

 Programas formatados à sua medida: fique o tempo que quiser, basta dizer-nos o tempo que quer ficar !!

! Transfers PRIVADOS aeroporto/hotel/aeroporto !

Notas :
Os preços podem oscilar mediante a data de partida e o hotel escolhido.
A reserva para a viagem/estadia em Goa deverá ser feita com o máximo de antecedência.
Por motivos éticos recomendamos as nossas viagens para Goa entre Setembro e Maio (época alta em Goa), dado que, em especial em Julho e maior parte do mês de Agosto, as fortíssimas chuvas da monção inviabilizam qualquer estadia agradável. Ou seja, durante este período podemos operacionalizar a sua viagem, mas não o recomendamos. Provavelmente seremos “caso único”, mas somos mesmo assim…

E se pudesse juntar a magnífica GOA com as jóias mais célebres da grande Índia ??

As areias douradas de GOA com a capital Delhi, a fabulosa cidade de Jaipur e o esplendor do TAJ MAHAL em Agra??

E uma outra fantástica viagem percorrendo a ÍNDIA PORTUGUESA ?… O legado português em DIU, DAMÃO e GOA, além da descoberta da grande metrópole de BOMBAIM ??

A avenTOURas disponibiliza-lhe a possibilidade de combinar a descoberta de GOA com estes fantásticos destinos. Aliás, como especialistas, com todo e qualquer destino na grande ÍNDIA !! Sempre em transporte PRIVADO, i.e, apenas com os participantes da reserva.

VEJA abaixo ambos os itinerários & preços.

Triângulo Dourado

Porque não COMBINAR a magnífica GOA com as maravilhas da Índia monumental ?? Quem nunca sonhou contemplar a maravilha do TAJ MAHAL ? Uma fantástica viagem, um preço fabuloso.

DIU, DAMÃO e GOA (e Bombaim) - muito Portugal !

Quase 500 anos de presença Portuguesa produziram um contexto único, riquíssimo nas suas expressões cultural, arquitectónica e humana. Na monumentalidade colossal do forte de DIU, na beleza singela de DAMÃO, na esmagadora beleza de GOA, um comovente reencontro com o ser Português. E com a descoberta da mega-cidade de Bombaim.