A fabulosa ROTA DA SEDA

Dada a actual crise epidemiológica, e seguindo as recomendações da DGSaúde, a loja da avenTOURas encontra-se fisicamente encerrada. No entanto, é apenas e só o atendimento presencial que não acontece: toda a actividade da avenTOURas encontra-se totalmente operacional, estando nós a trabalhar a partir de casa. Com todo o rigor e competência, conforme habitual. Estamos à distância de um e-mail ou de um telefonema, todos eles operacionais:

(por favor, prefira o e-mail, responderemos muito rapidamente)

 

info@aventouras.com.pt                          viagensaventouras@gmail.com

912 110 624;   239 836 435;   239 833 813

No coração da Ásia, locais mágicos outrora percorridos pelas caravanas que faziam a ligação entre o este e o oeste, a célebre Rota da Seda.

Esplêndidos exemplos desse passado grandioso estão por todo o lado, em cidades míticas como Bukhara, Khiva e Samarcanda, classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Expressos em sumptuosos monumentos e minaretes imponentes, a par com as calçadas sinuosas, madrassas, caravanserai e frenéticos e coloridos mercados.

Os Uzbeques sabem bem como conservar os fabulosos tesouros culturais de toda a Humanidade de que são depositários.

Também, são muito hospitaleiros e corteses, num país muito seguro, limpo e barato para nós. O presente iluminado pela luz dos séculos. Prepare-se para uma viagem de lendas, de mistério, de magia.

Um destino único, uma inesquecível experiência, ao encontro da sua imaginação.

A avenTOURas tem o prazer de lhe propor uma fabulosa viagem à

milenar Rota da Seda e ao Uzbequistão, percorrendo locais inesquecíveis…

…por um magnífico preço !!

TASHKENT

A capital do Uzbequistão, com uma antiquíssima história. Destruída por Gengis Khan em 1219, integrou a mítica Rota da Seda, resistindo a todas as vicissitudes ao longo do tempo.

É hoje uma cidade cosmopolita com 2 milhões e meio de habitantes, multiétnica, bonita com as suas ruas e avenidas bordejadas por grandes árvores, largas praças, parques e numerosas fontes.

Dispõe de uma intensa vida cultural, bem como de numerosos (e excelentes) restaurantes, bares, nightclubs, discotecas – não será por acaso que Tashkent é considerada a mais animada cidade da Ásia Central.

SAMARCANDA

A cidade mítica e romântica da Rota da Seda – quem nunca ouviu a expressão “a rota dourada para Samarcanda”?

Classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, aqui se cruzaram todos os caminhos do Mundo, raramente como aqui se verificou um tal caldeirão de culturas.

Antiga como os tempos (a data da fundação remonta ao séc. VII A.C.), preencheu desde sempre a imaginação das crianças com os seus contos imemoriais, e dos adultos com o seu incomparável fascínio.

Finalmente, a sua oportunidade chegou para viajar no tempo percorrendo esta cidade única, uma das mais antigas do mundo. Um tesouro, que irá perdurar na sua memória por muito tempo.

BUKHARA

Com milhares de anos de História, esta fabulosa cidade está classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Outrora um importante centro científico, é interessantíssima nos seus 140 monumentos de grande interesse cultural, histórico e arquitectónico, e nas ruas labirínticas onde nos perdemos entre duas compras nos mercados de rua (Bukhara é também famosa pela qualidade dos seus artesãos) – mas nada tema, a simpatia e hospitalidade dos seus habitantes indicar-lhe-ão sorridentemente o caminho certo…

KHIVA

A 35 km a sudoeste de Urgench (um pujante centro económico) e a parcos km da fronteira com o Turquemenistão, Khiva é um autêntico museu vivo da Rota da Seda, no passado um oásis albergue das enormes caravanas de camelos que cruzavam os desertos carregados de ouro e especiarias.

É difícil descrever o assombro que nos assola visitando o seu centro histórico (o Ichan Kala, considerado pela UNESCO como Património da Humanidade), protegido por imponentes muralhas com 10 metros de altura.

Fantástica mais ainda ao pôr do sol e/ ou à noite, quando as silhuetas iluminadas das belíssimas construções e minaretes enchem o cenário de indescritível beleza e fantasia, Khiva é inesquecível.

!! Percorra connosco os locais emblemáticos da fabulosa

ROTA da SEDA,

numa fantástica viagem por um preço sem rival !!

Sempre em transporte PRIVADO, apenas para si e acompanhante(s) !!

 

Dia 1 – Lisboa (ou Madrid) / Tashkent

Partida em voo com direcção a Tashkent, capital do Uzbequistão. Transfer para o hotel. Check in e alojamento.

Dia 2 – Tashkent

Após o pequeno almoço, saída para visita à cidade: Praça Amir Temur, Praça da Independência, ao metropolitano de Tashkent, o primeiro a ser construído na Ásia Central e com belíssimas decorações. Em seguida, visita ao centro histórico, em particular ao complexo arquitectónico Hazreti – Imam (século 15), incluindo ao mausoléu de Kaffal – Shashi e à madrassa Barak – Khan; ao bazar de Chorsu; à madrassa de Abdulkasym. Noite em Tashkent.

Dia 3 – Tashkent / Urgench / Khiva

Após o pequeno almoço, partida para o aeroporto para tomar o voo em direcção a Urgench. Transfer para a histórica cidade de Khiva (35 km, 30 minutos). Check in no hotel. Saída para visita à cidade, em particular ao seu fabuloso centro histórico, o autêntico museu ao ar livre Ichan Kala, percorrendo: a antiga fortaleza de Kunya-Ark; minarete de Kalta Minor; madrassa Muhammad Amin-Khan; palácio de Tash – Khodja; mesquita de Ak (mesquita branca); necrópole de Pahlavan Mahmud; madrassa e minarete de Islam Khodja; madrassas de Khurdjum e de Allakuli – Khan. Noite em Khiva.

Dia 4 – Khiva / Bukhara

Após o pequeno almoço partida em veículo para Bukhara atravessando o deserto de Kyzyl-Kum (480 km, cerca de 6 horas). Paragem para observação da bela paisagem do rio Amu-Darya. Chegada a Bukhara, check in no hotel. Tempo livre. Noite em Bukhara.

Dia 5 – Khiva / Bukhara

Após o pequeno almoço, visita detalhada a esta fantástica cidade: mausoléu Samanids, o Chashma- Ayub, a imponente fortaleza e a citadela de Ark, o complexo de Lyabi Khauz, o minarete e madrassa de Poi-Kalyan, a madrassa de Miri-Arab, a mesquita de Magoki-Attori e os mercados com raízes na opulência da antiga Rota da Seda. Noite em Bukhara.

Dia 6 – Bukhara

Continuação da visita à fabulosa cidade de Bukhara: o majestoso palácio Sitorai Mokhi-Khosa (residência do Emir), a necrópole de Chor-Bakr, o complexo de Bahouddin Naqshbandi. Noite em Bukhara.

Dia 7 – Bukhara / Samarcanda

Após o pequeno almoço, partida para Samarcanda, a cidade mítica da Rota da Seda. Chegada e visita à grande praça de Registan, com as madrassas de Uluqbeg, Sher-Dor e Tillya-Kari, e a mesquita de Bibi-Khanym. Check in no hotel. Noite em Samarcanda.

Dia 8 – Samarcanda / Tashkent

Logo de manhã, continuação da visita a Samarcanda: o Observatório de Ulugbek (datando do século 15); a tumba sagrada de São Daniel, o profeta do Velho Testamento; a fabulosa necrópole de Shakhi Zinda; o grande bazar de Siab. Transfer para a estação de caminho de ferro para tomar o comboio de alta velocidade com destino à capital Tashkent. Tempo livre.

Dia 9 – Tashkent / Lisboa (ou Madrid)

Pequeno almoço. Dependendo da hora do transfer para o aeroporto, tempo livre para as últimas compras. Toma do voo com destino a Lisboa (ou Madrid).

PREÇO

2 pessoas: 1698 €

4 pessoas: 1577 €

Possibilidade de  pensão completa.

Transporte PRIVADO, apenas para si & acompanhante(s)

 

Possibilidade de acrescentar noites extra em qualquer um dos locais !!

O preço inclui :

. Voos internacionais, com taxas de aeroporto e combustível incluídas;

. Voo doméstico Tashkent/Urgench;

. Alojamento em quarto duplo, com pequeno-almoço;

. Transfers aeroporto/hotel (1º dia) e hotel/aeroporto (último dia);

. Todos os transferes durante o circuito, conforme descrito;

. Viagem de comboio Samarcanda/Tashkent;

. Entradas nos monumentos e museus;

. Guia local falando Inglês;

. Garrafa de água mineral, diária;

. O melhor seguro de viagem do mercado (VIP).

Apesar de poderem suceder de Lisboa, existe também a possibilidade de as partidas ocorrerem de Madrid. Este facto não constitui qualquer obstáculo, podendo, ao contrário, ser uma mais-valia.

Madrid fica apenas a 4 horas (de carro), e as rodovias – por auto-estrada, na maior parte do percurso – são excelentes, agora que os espanhóis concluiram a nova ligação de Madrid a Vilar Formoso (e à A25). De outros pontos do país os acessos a Madrid são igualmente muito fáceis e rápidos.

Poderá estacionar o veículo durante todo o tempo de viagem em parque guardado junto ao aeroporto, com toda a segurança, por um excelente preço – nós daremos todas as indicações.

Ainda, se pretender ir/regressar no dia anterior/seguinte (e aproveitar para conhecer a magnífica cidade capital de Espanha), podemos reservar-lhe um hotel perto do aeroporto, por um módico preço.

Poderá eventualmente recorrer às companhias low cost (não trabalhamos com esse sector). Ou, obviamente, podemos reservar-lhe os voos de ligação Lisboa/Porto – Madrid e Madrid – Lisboa/Port0…

Os nossos agradecimentos ao Arquitecto Jorge Martinho pela cedência das magníficas fotografias.